Projetos

PESQUISA

EM ANDAMENTO

Projeto 1: Estudo da terminologia do discurso da inovação tecnológica

Vigência: 2021-2023

Número de registro do projeto na Pró-Reitoria de Pós-Graduação Unifei: PIDI189-2021 Coordenadora: Márcia de Souza Luz Freitas

Descrição: A busca de um equilíbrio para a equação entre os sistemas de inovação voltados para a sustentabilidade, o sistema econômico e a redução das desigualdades é um dos maiores dilemas da sociedade contemporânea. Para que se estabeleça uma governança que considere esses fatores como centrais às decisões econômicas públicas e privadas, é necessário que haja interação e diálogo entre vários setores da comunidade envolvida. A compreensão dos conceitos e dos termos que compõem e caracterizam esse discurso bem como a publicização de seus significados são essenciais para esse diálogo. O município de Itajubá tem vivenciado culturalmente a inovação tecnológica como uma espécie de “filosofia de vida” dadas as características da região. Expressões como “vale da eletrônica”, “polo tecnológico” e “parque tecnológico” já foram absorvidas pelos vários segmentos sociais. Considerando o conceito de lexicultura, a intenção é recolher essas expressões em material escrito (mídias impressas e digitais) e elaborar, a partir das noções por elas representadas e de impressões da população, um glossário em duas modalidades de linguagem, uma de cunho mais técnico e outra voltada ao público leigo, como produção de divulgação científica.

Projeto 2 “Cultura urbana na situação construída contemporânea: o projeto Arte na Praça (Sérgio Pacheco, Uberlândia) e a prática do skateboarding no galpão abandonado da Casa Uberlândia.”

Vigência: 2021-2023

Número de registro do Parecer aprovado no CONFAUeD-UFU: 22/2021/FAUeD

Coordenador: Luiz Carlos [Lu] de Laurentiz

Descrição: O projeto de pesquisa se insere na área de Teoria e História da Arquitetura e da Cidade e propõe uma reflexão sobre perfis e características da cultura urbana na situação construída contemporânea. A proposta se volta, mais especificamente, ao estudo, dentro da diversidade urbana que compõe a cidade, de certas expressões socioculturais e experimentações de caráter efêmero realizadas por meio de intervenções urbanas, tendo como objetos de estudo o Projeto Arte na Praça (Sérgio Pacheco) – em seu primeiro ano de pesquisa – e, depois, o outro estudo é a prática do skateboarding no galpão abandonado da Casa Uberlândia, ambos localizados em Uberlândia. Os objetivos da pesquisa são: levantar, registrar, analisar e compreender a gama de sociabilidades que ocorrem de diferentes formas em algumas localidades do espaço da cidade sob uma perspectiva contemporânea, seja pelo estudo de eventos (tradicionais ou críticos) ou, pela própria análise do que acontece no cotidiano de vivência dessas sociabilidades na cidade (entre o lazer, o artístico e o lúdico). A pesquisa envolve estudantes de graduação em arquitetura e urbanismo e design; bem como, estudantes de pós-graduação da Universidade Federal de Uberlândia.

CONCLUÍDO

Projeto 1: Lugares Incendiários: imagens e distopias contemporâneas

Vigência: 2020 – 2022

Número de registro do projeto na Pró-Reitoria de Pós-Graduação Unifei: PIDI59-2019 

Coordenador: Paulo Cezar Nunes Junior

Financiamento de bolsas de iniciação científica: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) 

Descrição: Alegoria presente nos diferentes períodos históricos e ameaça constante às vivências humanas e aos lugares de nossa sociedade, o fogo tem sido evocado de maneira recorrente por regimes imagéticos em contextos diversos. Associando-se, na maioria das vezes, a incêndios, acidentes ambientais e conflitos entre civis e militares, seus enredos nos direcionam para a retórica da distopia e da crise da sociedade contemporânea. O que se salva do fogo? A capacidade destrutiva que vem das chamas é intensa e nos convoca a pensar o que pode ser reconstruído a partir das cinzas, ao invés da crença na ameaça presente do fim de nossa civilização. A partir de problematizações tecidas em torno das imagens contemporâneas do fogo, e de como seus simbolismos são capazes para conectar temas como crise ambiental, social e da memória, este projeto tem três objetivos principais: (i) discutir a analogia do fogo nas imagens e narrativas contemporâneas sobre incêndios, buscando associar seus significados às crises contemporâneas; (ii) perceber pontos de conexão entre questões ambientais, sociais e memorialistas; e (iii) analisar as maneiras pelas quais a fotografia e o mercado de imagens contemporâneo têm se aproximado da retórica da catástrofe, o como o discurso da distopia. Desenvolvido por meio de uma parceria entre pesquisadores da Universidade Federal de Itajubá e da Universidade Federal da Bahia, o projeto está assentado numa abordagem de cariz qualitativo e, do ponto de vista metodológico, combina a contextualização histórico-artístico-psicológica de Peter Gay e o Atlas Mnemosyne de Aby Warburg.