A linha busca abranger, a partir de diferentes metodologias qualitativas e objetos de pesquisa, reflexões transversais com base nos estudos urbanos e culturais. Debates clássicos e contemporâneos sobre cidade e cultura serão colocados em diálogo para a criação de projetos, eventos acadêmicos e publicações científicas. Nesse sentido, podem ser tematizados tópicos como patrimônio material e imaterial, festas e festivais, festivalização da cultura, cidades criativas, marketing urbano e city branding, cultura e memória, imagem e imaginários contemporâneos, políticas urbanas, políticas culturais, turismo e desenvolvimento do território, cultura popular, processos de modulação por meio da cultura e estudos ligados a campos artísticos específicos, as linguagens e a representação do espaço urbano contemporâneo e cartografias urbanas. A linha de pesquisa encarregar-se-á, ainda, de gerenciar futuramente a implantação de um Observatório de Festas e Festivais no Brasil (OFF).
Linhas de Pesquisa
1. Cidade, políticas públicas e estudos culturais
2. Cultura, tecnologia e processos de subjetivação
A linha tem por objetivo refletir a maneira pela qual as novas tecnologias, inclusive as tecnologias de informação e comunicação e a linguagem multimodal, e o consumo de cultura têm atuado sobre as dinâmicas sociais e os processos de subjetivação na contemporaneidade. A partir de diferentes metodologias qualitativas e objetos de pesquisa, a linha busca correlacionar diferentes espectros da cultura e da imagem com processos de modulação, governança algorítmica e economia da experiência.
3. Cultura, educação e extensão universitária
Com base em projetos interdisciplinares, e em interface com as áreas da educação e dos estudos culturais, a linha de pesquisa busca investigar temas como filosofia da educação, diversidade e multiculturalismo, educação em ciências, educação socioambiental, cultura e desenvolvimento de territórios. A partir de projetos de pesquisa e de extensão universitária, em articulação com demandas apontadas por diferentes contextos de ação, a linha buscará refletir sobre problemas e agendas de trabalho que tenham motes de transformação social, que fortaleçam a relação entre universidade e sociedade e que promovam a articulação da tríade ensino, pesquisa e extensão.